sexta-feira, 1 de julho de 2011

PRODUÇÃO TEXTUAL - TEMA: ESCREVER

PRODUÇÃO TEXTUAL – PROFESSORA MSc. MARINÊS – 2011
Lei atentamente os textos (fragmentos) a seguir e, posteriormente, redija o seu.

Texto 1
Escrever é fácil: começa com maiúscula e termina com um ponto. No meio você coloca as
idéias.
Pablo Neruda

Texto 2

(...) Já se disse que as obras artísticas de qualquer natureza, sejam pinturas, esculturas, poemas, músicas, etc., têm muito mais de transpiração que de inspiração. Isso é verdade. Dizer que o “iluminado”, banhado pela auréola divina do “dom”, levanta-se de madrugada e, movido por estranhas forças, passa a produzir uma obra-prima é crendice, é lenda sem o menor fundamento. O escritor, o pintor, o escultor, o cineasta, ou quem for, faz e refaz sua obra muitas vezes. O escritor, por exemplo, tem de suar sobre seu texto, escrevendo/reescrevendo-o tantas vezes quanto achar necessário até que o julgue bom e aceitável.
SOUZA, Clínio Jorge de. Redação ao alcance de todos. São Paulo: Contexto, 1991. p.13.

Texto 3

Quem pode escrever uma página, pode escrever dez. E quem sabe fazer uma novela, deve saber fazer um livro, porque uma série de capítulos é uma série de novelas. Portanto,
qualquer pessoa que tenha mediana aptidão e leitura poderá escrever, se quiser, se souber aplicar-se, se a arte a interessar, se tiver o desejo de emitir o que vê e de descrever o que
sente.
FIGUEIREDO, Cândido. A arte de escrever ensinada em vinte lições. Lisboa: Livraria Clássica, 1958. p.9.

Texto 4

Até a hora de mandar o livro para o editor, eu trabalho o texto. E quando mando, me arrependo, peço de volta. A Dôra voltou duas vezes. (...) Na Moura, eu fiz três versões na máquina. Duas versões foram batidas por mim. Mas estava tão horrível, tão riscado, que eu mandei uma moça datilografar.
Palavras textuais de Rachel de Queiroz, em depoimento dado, a 15 de junho de 1995, em Fortaleza, a
Ítalo Gurgel e Teresa Neuma C. Gurgel. In: GURGEL, Ítalo (1997). Uma leitura íntima de Dôra,
Doralina: a lição dos manuscritos. Fortaleza: Casa José de Alencar, Coleção Alagadiço Novo. p.259-260.

E você, acha que escrever é fácil ou difícil? Imagine que foi convidado a proferir uma palestra no seminário Jovens discutem o processo da escrita.

•Escreva um texto expositivo dissertativo, para ser lido por ocasião da palestra, no qual você apresenta três fatores que contribuem para que alguns jovens não gostem de escrever. Apresente também motivos que possam despertar o gosto pela atividade.
Seu texto deverá conter de 25 a 30 linhas. Lembre-se de atribuir um título interessante ao mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário