sexta-feira, 1 de julho de 2011

QUINHENTISMO - ATIVIDADES

2011 – PROFª. MSc. MARINÊS
LITERATURA - QUINHENTISMO –ATIVIDADE DE REVISÃO/FIXAÇÃO
01. As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:
a) Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas).
b) Romances e contos dos primeiros colonizadores.
c) Poesia épica e prosa de ficção.
d) Obras de estilo clássico, renascentista.
e) Poemas românticos indianistas.

02. A literatura de informação corresponde às obras:
a) barrocas;
b) arcádicas;
c) de jesuítas, cronistas e viajantes;
d) do Período Colonial em geral;
e) n.d.a.

03. Qual das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?
a) Observação do índio como um ser disposto à catequização.
b) Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical.
c) Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes.
d) Composição sob forma de diário de bordo.
e) Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições.

04. (UNISA) A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:
a) tem grande valor informativo;
b) marca nossa maturação clássica;
c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;
d) está a serviço do poder real;
e) tem fortes doses nacionalistas.

05. A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e XVII é:
a) determinada exclusivamente pelo seu caráter literário;
b) sobretudo documental;
c) caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus;
d) a de terem sido escritas no Brasil e para brasileiros;
e) n.d.a.

06. Anchieta só não escreveu:
a) um dicionário ou gramática da língua tupi;
b) sonetos clássicos, à maneira de Camões, seu contemporâneo;
c) poesias em latim, portugueses, espanhol e tupi;
d) autos religiosos, à maneira do teatro medieval;
e) cartas, sermões, fragmentos históricos e informações.

07. São características da poesia do Padre José de Anchieta:
a) a temática, visando a ensinar os jovens jesuítas chegados ao Brasil;
b) linguagem cômica, visando a divertir os índios; expressão em versos decassílabos, como a dos poetas clássicos do século XVI;
c) temas vários, desenvolvidos sem qualquer preocupação pedagógica ou catequética;
d) função pedagógica; temática religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas ou recitadas facilmente.
e) n.d.a.

08. (UNIV. FED. DE SANTA MARIA) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:
a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
b) Inicia com Prosopopéia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.
e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.

09. (UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.

(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)

10.Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:
a) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa
Portuguesa e a Companhia de Jesus.
b) A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa.
c) Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.
d) Os meninos índios são figura alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista.
e) Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível.
11. É lícito dizer que a literatura brasileira nasceu marcada:
a) pela cultura clássica greco-romana.
b) pela cultura barroca dos padres jesuítas
c) pelas luzes do racionalismo francês.
d) pelo folclore indigenista.

12. "Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem". No texto anterior notamos:
a) que Pero Vaz Caminha assume a atitude de um observador frio.
b) que Caminha se empolga pelas coisas da terra.
c) que o escritor descobriu águas-marinhas.
d) Caminha apenas está atento ao que vê, desprezando o entusiasmo tão comum da época.
13. Assinale a incorreta:
a) A literatura de viagens constitui valioso documento do Brasil-Colônia.
b) Na literatura de viagens encontramos informações sobre a natureza e o homem brasileiro.
c) Os primeiros escritos sobre o Brasil pertencem à categoria de literatura, uma vez que notamos neles preocupações estéticas.
d) O mito ufanista é representado pelo louvor à terra fértil e a natureza como algo exuberante

14. Assinale com C as afirmações certas e com E as erradas.
( ) A estrutura social gerada no Brasil durante os primeiros tempo da colonização permitiu um desenvolvimento cultural extraordinariamente rico e fecundo.
( ) Nos primeiros séculos, os ciclos de ocupação e de exploração formaram ilhas sociais (Bahia, Pernambuco, Minas, Rio de Janeiro, São Paulo), que deram à Colônia a fisionomia de um arquipélago cultural.
( ) A literatura dos cronistas portugueses interessa como conhecimento das raízes da terra, do índio e do colono português, modernistas como Oswald de Andrade e Mário de Andrade os recuperam para reagir contra a europeização da cultura brasileira.
( ) Nos dois primeiros séculos do Brasil produziu-se uma literatura documental que se desdobra em duas vertentes: o ufanismo e o realismo. À primeira estão ligados cronistas como Pero Magalhães Gândavo e Gabriel Soares de Sousa; à segunda, vinculam-se os textos escritos pelo Frei Vicente do Salvador e por Antonil, pseudônimo do jesuíta italiano João Antônio Andreoni.
( ) A poesia de Anchieta se marca pelo lirismo ingênuo, desprovida de qualquer maior fantasia, complexidade ou substância mental.
A sequência correta é:
a) C, C, C, C, C
b) C, E, C, E, C
c) E, C, C, C, C
d) E, C, C, E, C

15. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), após analisar as afirmações que se seguem sobre o Quinhentismo:
( ) A literatura de informação ressalta a importância do trabalho com o estilo, com a forma.
( ) A atitude de Caminha em frente à terra recém-descoberta é de decepção e de repulsa pelo índio.
( ) A produção informativa do Quinhentismo frente à terra tem maior valor histórico-documental que literário.
( ) A exaltação ufanista das virtudes da terra prestava-se, também, ao incentivo à imigração e aos investimentos da Europa na Colônia.
( ) Autores românticos e modernistas valeram-se de sugestões temáticas e formais das crônicas de viagem.
( ) A literatura dos viajantes é ocorrência exclusiva brasileira, não tendo nenhum similar em nenhuma outra parte do mundo.
( ) A poesia de Anchieta está presa aos modelos renascentistas e reflete, em seus sonetos, uma transparente influência de Camões.
A sequência é:
a) F, F, V, V, V, F, F
b) V, V, V, V, V, V, V
c) F, F, F, V, V, V, F
d) V, V, V, V, V, F, F

16. Sobre o padre Anchieta podemos dizer que:
a) foi autor de Prosopopéia.
b) foi o autor de um poema em louvor à Virgem e de um poema de cunho encomiástico, louvando a figura de Mem de Sá.
c) foi o autor de "Auto de Pregação Universal", peça de cunho nitidamente clássico, demonstrando que Anchieta assimilou profundamente o Classicismo.
d) sua poesia tem como ponto alto Diálogos das Grandezas do Brasil.
17. Relacione a coluna da esquerda com a da direita.
1. Tratado Descritivo do Brasil ( ) Pero Magalhães Gândavo
2. Meu Cativeiro entre os Índios do Brasil ( ) Fernão Cardim
3. Cartas do Brasil ( ) Gabriel Soares de Sousa
4. Diário da Navegação ( ) Hans Staden
5. História da Província da Santa Cruz ( ) Pero Lopes de Sousa
6. Tratado da Terra e da Gente do Gente ( ) Manuel da Nóbrega
A sequência correta é:
a) 5, 6, 1, 4, 2, 3
b) 6, 1, 4, 3, 2, 5
c) 5, 6, 1, 2, 3, 4
d) 5, 6, 1, 2, 4, 3

18. A literatura brasileira do período colonial, em seus primeiros tempos, teve como preocupação acentuada a catequese do selvagem. É o que se vê revelado:
a) nos Diálogos das Grandezas do Brasil
b) no teatro de Anchieta
c) no Tratado da Terra do Brasil
d) no poemeto épico Uruguai

19. Qual das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?
a) Composição sob forma de diário de bordo
b) Observação do índio como um ser disposto à catequização
c) Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições
d) Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes
e) Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical
20. Dentre os principais autores do quinhentismo temos:
I - Ambrósio Fernandes Brandão
II - Pero Lopes e Sousa
III - Pero de Magalhães Gândavo
a) I e II estão corretas
b) I e III estão corretas
c) I e II e III estão corretas
d) II e III estão corretas
e) I e II e III estão incorretas.

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